Candeia, Galeano, Pai Catirino e o sapo que vingou Che Guevara

Eduardo-GaleanoCerta vez o Eduardo Galeano estava no Rio de Janeiro e pediu ao jornalista Arthur Poerner que o levasse a uma casa de culto afro-brasileiro. Foram então Galeano, Poerner e Candeia a uma casa de quimbanda no alto do Horto visitar uma entidade conhecida como Pai Catirino, “um preto velho de 500 anos de idade”.

Na hora do ritual da boca do sapo, Pai Catirino perguntou ao Galeano se ele tinha algum nome para colocar na boca do sapo e o escritor uruguaio sugeriu o nome do general René Barrientos, presidente da Bolívia que ordenou o assassinato de Che Guevara.

Como diz o ditado, “que las hay, las hay”. Um mês depois o helicóptero em que Barrientos estava caiu e ele morreu. Depois disso, o Candeia e o Poerner decidiram compor Morro do Sossego, um samba em homenagem ao Pai Catirino.

Ouvi esse causo no “Candeia em vinil”, evento organizado pelo Leão Etíope do Méier. Quem contou foi o historiador Luiz Antonio Simas, que o ouviu do próprio Poerner. No Youtube tem um vídeo registrando o evento, vale a pena ver tudo:

Obs.: Aquela mulher no vídeo que a Teresa Cristina vai cumprimentar do outro lado da praça é a dona Selma, filha do Candeia. Ela tá sempre na Feira das Yabás fazendo com uma barraquinha de carne seca com abóbora, tradicional prato da família Candeia. Recomendo.

Atualização (27/03/2017): Recente o Arquivo Nacional divulgou documentos da ditadura militar, incluindo todas as letras de música que foram submetidas à censura entre 1964 e 1985. Lá aparece a música que o Candeia e o Poerner fizeram em homenagem ao Pai Catirino, que foi censurada “por incentivar a luta de classes”:

candeia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s