Presidente da EPTC mente sobre o lucro das empresas

Em uma programa de rádio semana passada, o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, disse que o lucro das empresas de ônibus era de 7,7% do capital investido, o que representaria cerca de 20 centavos por passagem.

Andre Machado Twitter

Mas não é isso que diz a própria EPTC no processo de atualização da tarifa. Os tais 20 centavos (na verdade, R$ 0,2098) são só a “remuneração do serviço”. Essa remuneração é calculada com 7,24% (e não 7,7%, como ele disse) sobre todas as despesas das empresas que não são investimento. A maior parte dessas despesas são salários e combustível. Ou seja, cada vez que eles compram diesel ou pagam salários, ficam com 7,24% desses gastos.

Mas essa é só uma parte do lucro. Além disso, tem a remuneração do capital fixo. As empresas recebem todo mês um valor para remunerar os investimentos em ônibus, garagem, prédios, equipamentos, móveis, almoxarifado e veículos de apoio. Segundo a EPTC, isso representa 17 centavos por passagem.

No site da EPTC está o custo por quilômetro, mas dividindo pelo IPK chegamos no custo por passagem:

Remuneração

Portanto, o lucro não é de 20 centavos por passagem, mas de quase 38 centavos. E isso pelo cálculo apresentado pela EPTC. A mudança no cálculo do IPK, o erro no cálculo da média e outros fatores da licitação fazem com que o lucro real seja ainda maior.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s